Hoje vamos passar para vocês algumas informações que talvez você não saiba da carreira de Michael J. Fox, famoso por ter vivido o personagem Marty McFly, da trilogia De Volta Para O Futuro (Back To The Future, 1985).
Michael J. Fox and his dog |
Ele é um ator canadense nascido no ano de 1961 (portanto hoje, na data deste artigo, ele tem 57 anos). Seu nome inteiro é Michael Andrew Fox, o “J” que substituiu o nome do meio foi adotado quando Fox se registrou no Sindicato dos Atores Americano. Ao chegar lá ele foi informado que já havia um "Michael Fox" no sistema e não queria ser conhecido como Michael A. Fox por achar que daria abertura para “trocadilhos” (em português, seria como dizer “Michael, Uma Raposa” pois o “A” em inglês é o artigo indefinido “Um/Uma”). Ele decidiu então homenagear o ator Michael J. Pollard (famoso por Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balase, 1967 e Os Fantamas Contra Atacam - Scrooge, 1989).
Ele está casado com a atriz Tracy Pollan desde 1988, ou seja, são 30 anos de uma união estável e muito feliz ao lado de seus filhos, Sam (29 anos), Schuyler (23 anos), Aquinnah (23 anos) e Esmé (16 anos).
Michael J. Fox and Tracy Pollan with (from left) Schuyler, Esmé, Sam and Aquinnah at a 2017 benefit for the Michael J. Fox Foundation |
Além da amada trilogia que o consagrou em sua carreira, Fox protagonizou o filme Garoto do Futuro (Teen Wolf, 1985), viveu o personagem “caça-fantasma”, Frank Bannister, em Os Espíritos (The Frighteners, 1994, dirigido por Peter Jackson), o repórter “boa pinta”, Jason Stone, em Marte Ataca! (Mars Attacks!, 1996), dublou o ratinho Stuart Little na franquia de animação de 1999 e participou das séries de TV: Caras & Caretas (Family Ties, 1982-89), Spin City (1996-2001), The Good Wife (2010-15), The Michael J. Fox Show (2013-14) e uma ponta especial em Designated Survivor (2018).
Family Ties, 1982-1989 |
Teen Wolf, 1985 |
The Frighteners, 1994 |
Mars Attacks!, 1996 |
Stuart Little and Michael J. Fox, 1999 |
Spin City, 1996-2001 |
The Good Wife, 2010-2015 |
Designated Survivor, 2018 |
The Michael J. Fox Show, 2013-2014 |
Michael precisou “abandonar” a série de TV Spin City após revelar que sofria da doença de Parkinson para poder se cuidar melhor. Ele foi diagnosticado em 1991, mas só tornou o fato público em 1998. Em sua autobiografia, Homem de Sorte (Lucky Man - A Memoir, 2002 - inédito no Brasil), o ator conta sobre sua experiência com a doença. Ele escreveu mais dois livros que também conta como é lidar/sobreviver com a doença e não se dar por vencido. Desde então, criou uma fundação em seu nome, a The Michael J. Fox Foundation, que já arrecadou mais de US$ 750 milhões para pesquisas sobre o Parkinson.
Eu escrevi um artigo para o Blog BTTF, em parceria com o amigo do tempo Anderson Drumonix, explicando como foram suas atuações no limite na trilogia Back to the Future. O texto pode ser lido aqui.
Artigo sobre as incríveis atuações no limite feitas por Michael J. Fox para a trilogia De Volta Para O Futuro. Clique aqui para ler. |
Antes de ficar conhecido por sua carreira em Hollywood e por seu ativismo, porém, Michael J. Fox passou por poucas e boas. Veja a seguir:
1. Ele trabalhou ilegalmente nos Estados Unidos
Se Michael J. Fox tivesse migrado para os Estados Unidos em tempos de Donald Trump, talvez nunca tivesse chegado ao papel de McFly. Isso porque ele admitiu que morou e trabalhou ilegalmente no país por um tempo, e tinha medo de visitar o Canadá e ser barrado ao tentar voltar para o solo norte-americano. Depois de ficar famoso, precisou contratar advogados de imigração para ajustar as pontas.
2. Ele passou por algumas dificuldades ao se mudar para Los Angeles
Prova de que vida de ator iniciante não é nada glamourosa, Fox já admitiu ter passado alguns meses comendo somente Mac and Cheese (macarrão com queijo) quando se mudou para a cidade aos 18 anos. Mas tudo bem: estima-se que hoje o ator tenha uma fortuna de US$ 65 milhões. O que será que ele come no jantar atualmente?
3. Ele não concluiu o ensino médio
E se arrepende profundamente disso, conforme afirmou em diversas entrevistas. Em vez de se formar, ele decidiu se mudar para os Estados Unidos para tentar se tornar ator. Apesar disso, recebeu alguns diplomas honorários: de ensino médio de uma escola em Coney Island, em Nova York; de Belas Artes, da Universidade de Nova York (NYU); de Direito, da Universidade da Colúmbia Britânica; e, talvez o mais relevante, de Medicina do Instituto Karolinska, da Suécia (o mesmo do prêmio Nobel), por seu trabalho de conscientização em relação ao Parkinson.
4. Ele quase não conseguiu seus principais papéis
O papel de Marty McFly inicialmente foi para Eric Stoltz, que foi demitido após seis semanas porque os diretores o consideraram “muito intenso” para o personagem. E, em Caras & Caretas, a primeira opção para viver Alex P. Keaton era Matthew Broderick, que recusou por ter outros compromissos.
5. Ele trabalhou ''pra burro'' para chegar aonde chegou
Na década de 1980, Fox chegava a trabalhar 16 horas por dia. Ele começava o dia às dez horas da manhã filmando Caras & Caretas e terminava com De Volta Para o Futuro às duas e meia da manhã. Entenda mais como foram estas atuações no limite e também leia a declaração que Michael J. Fox falou sobre "Back To The Future o fez querer - não desistir - e continuar atuando".
E você, caro viajante do tempo, sentiu falta de alguma informação sobre a carreira do Michael J. Fox que não comentamos aqui? Achou legal o artigo? Deixe-nos saber sua opinião, comente aí embaixo, clique no gostei e compartilhar a matéria com seus amigos e familiares.
Não esqueça de nos seguir e acompanhar em todas nossas redes sociais!
Obrigado pela sua leitura e nos vemos no futuro!
Texto adaptado de Marília Marasciulo, Revista Galileu.
Postar um comentário