No periódico Psychological Science, James E. Cutting e sua equipe, da Universidade Cornell, relatam que os produtores de filmes de Hollywood - de forma consciente ou não - têm mostrado uma crescente habilidade na construção da estrutura básica dos filmes.
De cena em cena, os filmes avançaram para algo semelhante a um padrão de variação em ondas. Esta sincronia de montagem entre o ritmo do filme e o olho interno da mente pode ajudar a explicar por que alguns filmes conseguem prender tanto a atenção do público.
Segundo o relatório, a estrutura básica de filmagem e a forma como os segmentos de filme de diferentes tamanhos são montados de cena em cena, de ato para ato, evoluiu ao longo dos anos para hoje tomar a forma de um padrão de variação chamado de 1/f - um sobre frequência - ou ruído rosa, como preferem chamá-lo em Hollywood. Ou seja, mais destes padrões no filme, mais atento estará o espectador.
E agora vamos ao que interessa! O filme com o perfil de maior distribuição de ondas "1/f " entre os analisados foi "Back to the future". Doc Brown ficaria orgulhoso.
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