São várias as referências de Back to the Future no quarto filme de Spielberg, "Indiana Jones e a Caveira de Cristal", produzido pelos mesmo produtores de BTTF, Steven Spielberg, Kathleen Kennedy e Frank Marshall.
São elas:
- No início deste 4º filme, se estivermos atentos podemos ver que a estrada e depois a curva para a entrada da área 51 é a mesma do primeiro filme quando Marty, em 1955, olha para a entrada da estrada onde será a sua casa. Veja a foto 1 e 2.
- Mais à frente podemos ver outra referência à trilogia, quando Indy vê numa TV "É a hora de Howdy Doody", sendo a mesma música que Doc ouve em sua casa ainda no início do terceiro filme.
- Ainda nessa cena, o arqueólogo protege-se dentro do frigorífico (geladeira) da bomba atómica "viajando" nela alguns metros devido à força da explosão (aqui podemos-nos lembrar do plutónio). É de relembrar que a máquina original para a viagem no tempo era um frigorífico (geladeira) e só depois, com o risco de as crianças se lá enfiarem, foi mudada para um Delorean.
- Já depois de Indy conhecer Mutt, este inicia uma briga num bar o que nos remete para a lembrança das brigas constantes no 'Café dos anos 80' entre Marty e Biff.
- Todo o filme se passa em 1957, muito próximo de 1955, revelando mais uma vez a paixão que Spielberg tem por essa década.
Não só a nossa trilogia tem referências. Outros filmes como Star Wars, Indiana Jones (como é óbvio), E.T., etc... também as têm.
A única que reparei foi a cena do Howdy Doody :p
ResponderExcluirE claro o filme passar-se nos anos 50!
Mas como podes ter a certeza que a estrada é a mesma?
Sync, vê a foto 1 que postei aqui e depois quando tiveres o filme compara-a com a cena dos camiões!
ResponderExcluirUm abraço