segunda-feira, 25 de março de 2019

Filme "Durante a Tormenta" recheado de referências a BTTF

Durante a Tormenta (Durante La Tormenta, 2018) trata-se de mais um filme com a temática focada em viagens no tempo!


Filme espanhol com selo Netflix dirigido por Oriol Paulo, surpreendentemente traz um olhar diferente dentro de centenas de outros títulos desse gênero (e de filmes tipicamente americanos), possuindo excelentes interpretações, uma boa história e muito ritmo. E mais um detalhe, durante toda a obra vemos homenagens explicitas a melhor ficção cientifica sobre viajantes temporais: Back to the Future.

Além de De Volta para o Futuro, pode-se fazer paralelos a outras películas, como Alta Frequência e Efeito Borboleta, que mostram universos alternativos da linha do tempo original.

Confira abaixo uma sinopse detalhada e depois fotos comparativas, e comente se você também acha que são referências (ou apenas coincidências), ou se sou tão louco pela trilogia que já estou imaginando coisas.

Sinopse

Em 9 de Novembro de 1989, numa forte noite de tempestade, o mundo assiste à queda do muro de Berlim pela televisão mas há quem prefira fazer outras coisas, como é o caso de um rapaz de 12 anos chamado "Nico", que prefere estar no quarto com uma câmara de vídeo ligado à sua televisão, para se filmar enquanto toca alguns sucessos musicais da época na sua guitarra.

Nisto, ele repara em algo estranho na casa vizinha e sendo um rapaz curioso, resolve deslocar-se até lá para ver o que se passa. Ao entrar na casa, fica em choque ao descobrir que a senhora que lá vive foi assassinada pelo marido. Este, ao ver que o rapaz pode testemunhar o que aconteceu, vai atrás dele para o impedir de falar, fazendo com que o garotinho saia de casa a correr sem olhar para a estrada, onde um motorista atropela-o mortalmente.

A ação avança 30 anos e vemos um jovem casal, a Dra. Vera Roy, o marido David Ortiz (interpretado pelo ator Álvaro Morte da espetacular série "La casa de papel") e a criança filha de ambos, a mudar-se para a casa onde outrora viveu Nico e a sua mãe.

Durante um jantar com amigos descobrem a trágica história do homicídio e atropelamento que aconteceu em 1989, através de um convidado que foi amigo de infância de Nico. Curiosos por saber mais detalhes, pesquisam na internet por mais detalhes e dão o assunto por terminado.

Numa noite de descontração em família, acabam por descobrir a TV antiga e a câmara do rapazinho escondida numa divisão, bem como algumas fitas cassetes de vídeo. Ansiosos por saber o conteúdo, ligam todos os aparelhos e assistem às atuações de Nico na sua guitarra da primeira à última fita. Lá fora começa a formar-se uma forte tempestade com muitas semelhanças à que teve lugar ali mesmo há tantos anos.

Terminada a visualização, dão por terminada a noite e vão-se deitar. Porém, Vera acorda a ouvir sons e uma luz que descobre virem da TV antiga. Resolve levantar-se e ver o que se passa. O que ela vê acaba por a surpreender: Com a TV ligada e a câmara de vídeo desligada, ela continua a ver Nico na TV a tocar as suas músicas. Mas como? Por sua vez, Nico (em 1989) repara em algo estranho no écran da televisão... ele vê uma mulher. Quem será? É nada mais que Vera, no futuro. E o mais incrível é que eles podem comunicar um com o outro através do tempo. Ao perceber que consegue falar com o rapaz que terá um destino trágico, ela resolve avisá-lo do que vai acontecer e alerta-o para não ir à casa do vizinho.

A comunicação dos dois perde-se devido à tempestade e Vera vai dormir, não sabendo que o rapaz irá seguir o seu conselho.

Quando acorda, Vera nota que a sua vida está totalmente diferente, que não é casada com David e não tem uma filha, entre outros pormenores. Assustada, entra numa incrível aventura na qual tem que descobrir o que aconteceu com sua vida e como fazê-la voltar ao normal, enquanto tenta não ser taxada de louca aos olhos de quem a conhece.

Paralelamente a estes desenvolvimentos, vamos assistindo também à vida de Nico depois de não ter morrido graças aos conselhos da sua "amiga do futuro" e que continua interessado em saber o que se passou na casa onde ele não entrou. E agora você vai ter que assistir o filme para descobrir como tudo se resolve! Veja agora e cuidado com as tempestades!

Homenagens a BTTF


Vemos uma cena com noticiário na TV de tubo, logo na introdução do filme... Hummm...


Um "estúdio de TV portátil"... e com detalhes em vermelho (só faltou ser JVC).


Há um relógio no topo da construção que é atingido por um raio e o personagem sabe que isso vai acontecer. O modelo do relógio parece ser uma cópia idêntica de BTTF, aliás provavelmente inserido de forma digital no prédio. Portanto, salvem o relógio da torre!


Deslocamentos temporais de TRINTA ANOS em meio a tempestades... Great Scott!!!


O visual e as características do garoto que toca guitarra (e sonha em ser um astro), curte andar de skate enquanto ouve um som bacana no Walkman... Mas pra que esse colete salva-vidas? Será que ele é da Guarda Costeira?


Explicação de linhas do tempo escorregando por uma tangente.


E o que fazer quando um viajante do tempo confuso invade a sua casa?

Agradecimentos especiais aos viajantes do tempo, Fernando Paz e Rui M. Souza, por textos, informações e imagens publicados no grupo do Facebook!

sexta-feira, 8 de março de 2019

Morre Sid Sheinberg, o homem que lançou Spielberg mas que também sugeriu alterações na trilogia


Faleceu em 28 de fevereiro, Sid Sheinberg, advogado que ficou a frente da MCA e a Universal Studios por várias décadas. Sheinberg é conhecido por ter lançado Spielberg pois o mesmo arranjou um emprego ao famoso diretor nos estúdios no ano de 1968.

No ano de 1973, Lew Wasserman, que era presidente da MCA elevou o cargo de Sheinberg dentro da empresa, o que fez ele apostar em Spielberg. O resultado foram filmes clássicos como Tubarão, ET, Parque dos Dinossauros e De Volta Para o Futuro!

Sheinberg teve influência na trilogia. Quem curte o filme sabe que Bob Gale e Zemeckis tiveram problemas no início para conseguir um estúdio que aceitassem filmá-lo. Ao conseguir a Universal/MCA, Sidney Sheinberg fez algumas sugestões no roteiro. Sugeriu que o nome da mãe de Marty fosse alterado de Meg para Lorraine – nome de sua esposa, Lorraine Gray – e que o animal de estimação de Doc fosse trocado de chimpanzé para cachorro.

Uma outra sugestão era a troca do nome do filme para “Spaceman from Pluto” e que esse nome fosse também o nome da revista do filho do fazendeiro Peabody. Sugeriu também que Marty se apresentasse como Darth Vader do Planeta Plutão na cena com George em 1955.

Essas, ainda bem, não foram aceitas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...