A SpaceX está trabalhando no protótipo do foguete Starship que poderá levar pessoas para a Lua e Marte. No entanto, o CEO Elon Musk anunciou recentemente uma revisão significativa do projeto. Em vez de alumínio e fibra de carbono, a empresa decidiu construir o Starship de aço inoxidável. Agora ele está explicando o porquê.
"- O aço inoxidável é muito mais barato que a fibra de carbono, porém é mais pesado. Embora mais pesado, o material ainda leva vantagem em relação à outros metais, pois a maioria das ligas de aço se torna frágil em temperaturas criogênicas. Esse não é o caso do aço inoxidável com alto teor de cromo-níquel. Fica mais forte em condições de frio, mas também mantém a ductilidade. Isso significa que o aço inoxidável possui alta tenacidade à fratura, o que pode impedir que pequenas imperfeições estruturais se transformem em rachaduras."
A empresa poderia realizar seu primeiro vôo de teste nas próximas semanas. Isso será apenas um "salto" sub-orbital. Para missões espaciais profundas, o Starship será emparelhado com um veículo de reforço chamado Super Heavy, mas a SpaceX ainda não construiu isso.
Mas é claro que pra nós, fãs de Back to the Future, isso não é novidade nenhuma. Doutor Brown já nos explicava as vantagens do aço inoxidável a muito tempo! "If your going to build a time machine why not do it with some style besides the stainless steel construction made the flux dispersal..." Doc Brown