No Dia das Mulheres, nada melhor do que destacar as três principais personagens femininas da trilogia Back To The Future. Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre Lorraine, Jennifer e Clara. E um Feliz Dia das Mulheres a todas fãs e leitoras do blog!
"He's a dream"
Lorraine é, do meu ponto de vista, a personagem feminina mais bem construída da trilogia. Ela é a única que aparece em todos os filmes da série e é a que mais sofre alterações em decorrência das viagens no tempo. Vale lembrar que essas alterações são tanto físicas quanto de personalidade.
Podemos perceber que a Lorraine de 1955 é forte e corajosa - capaz até mesmo de enfrentar Biff e se defender sozinha. Ela também não se intimida em ir atrás do homem dos sonhos e procura Marty quando está interessada nele.
Já George é apresentado como um rapaz medroso, que não arrisca nada - o oposto da jovem Lorraine. Fica claro que, no futuro, a insegurança de George influencia a personalidade de Lorraine, que em 1955 acaba descontando suas frustrações na bebida e se torna uma pessoa um tanto amarga, capaz até mesmo de julgar o comportamento da filha Linda e da namorada do filho, Jennifer.
Conforme Marty vai alterando o passado e dando a George mais confiança em si, isso também interfere na personalidade de Lorraine, que volta a ser a pessoa forte e decidida do passado. Essas mudanças que acontecem em sua vida, de acordo com as alterações de passado e influência do futuro, são muito bem construídas e interpretadas por Lea Thompson.
Jennifer Parker
"How about a ride, mister?"
Diferente das demais mulheres na trilogia, não sabemos muito sobre o passado ou personalidade de Jennifer, apenas que ela é a namorada de Marty. Além de ser uma personagem menos construída na trilogia, Claudia Wells (a Jennifer do 1º filme) não estava mais em condições de atuar e foi substituída por Elisabeth Shue - o que acabou descaracterizando um pouco mais a personagem.
Há, também, uma questão sobre o fato da Jennifer ter sido "apagada" no início do segundo filme. Doc aplica um indutor de sono em Jennifer logo quando chegam a 2015 - ele toma essa atitude para Jennifer parar de fazer perguntas sobre onde estão e para evitar que ela altere algum acontecimento importante.
Acredito que a "apagada" foi, de certa forma, um pouco bruta - como se ela não tivesse importância. Também acho que poderia ter sido melhor trabalhada, afinal, Doc e Marty a abandonam em cima de um lugar com objetos antigos. Porém, na sequência, entendemos que a cena foi necessária para que, mais para a frente, Jennifer encontrasse eu "eu" mais velho de surpresa.
E você, o que acha da "apagada" da Jennifer?
Clara Clayton
"Clara was one in a million...
One in a billion... One in a googolplex... The woman of my dreams, and I've
lost her for all time." — Doc Brown
Por incrível que pareça, a mulher mais à frente de seu tempo em toda a trilogia está no passado. Presença feminina fundamental no filme, Clara tem cerca de 30 anos de idade (de acordo com a série animada) é solteira, independente, ama ciência e astronomia e não tem medo de se envolver com um homem mais velho.
Além de aceitar o convite para trabalhar em oura cidade - algo bastante incomum entre as mulheres da época - Clara tem muita opinião. Ela não se deixa intimidar nem mesmo por "Mad Dog" Tannen e não pensa duas vezes antes de enfrentá-lo, dando um belo chute quando ele a puxa para dançar à força.
Ela também não hesita em dar um tapa na cara de Doc quando
pensa que ele está mentindo. E, quando descobre que tudo o
que ele disse é verdade, ela não se importa em parar um trem e correr atrás do seu
amor - mesmo que ela tenha que encarar uma mudança para o "futuro"
sem saber ao certo o que a espera por lá.
Nós, aqui do blog, fizemos um post especialmente para Clara, com curiosidades e fatos sobre essa personagem incrível. Clique
aqui para ler.
Você também pode conferir, abaixo, uma apresentação que fizemos falando sobre as mulheres da trilogia na Fnac, no ano passado. Olha só: