sexta-feira, 26 de junho de 2009

BTTF está de luto

Depois de ter sido recentemente alvo de um texto aqui no blog referente ao seu disco de maior sucesso, Thriller, é com grande mágoa que informamos a morte do rei da pop, Michael Jackson.



O americano foi alvo de várias referências na nossa trilogia como a sua imagem computorizada num ecrã do café dos anos 80 em BTTF II (curioso que agora todas as pessoas que aparecem nos ecrãs já faleceram. Premonição de Zemeckis/Gale?), a sua música Beat It que toca em fundo e a imitação, por Marty, do seu moonwalk em BTTF III.

Como homenagem a este génio da dança e música, deixamos a abertura de um concerto seu com a música Beat It:

quarta-feira, 24 de junho de 2009

DeLorean de volta às telas



Calma BTTF maníacos, não se trata de um BTTF IV, mas sim de um filme sobre a vida de John Zachary DeLorean, criador do DMC-12.

John Delorean pode ser lembrado como uma das mais famosas personalidades do mundo automotivo. E em breve sua história será contada em um filme, graças a três projetos concorrentes. O primeiro é um filme pela Time Studios e XYZ Films. É o único projeto a obter cooperação da famíla de J.Z. DeLorean e amigos, tornando-o mais provável de conter a versão autentica dos acontecimentos.

Aos 44 anos, DeLorean já era diretor da marca Chevrolet, mas em 1973 deixou a companhia e fundou sua própria empresa. DeLorean caiu em desgraça quando foi detido e acusado de envolvimento com trafico de drogas. Acabou declarado inocente.

O DMC-12 voltou a ser fabricado após empresários americanos comprarem os direitos de utilização da marca DeLorean, posta a venda em 2005.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Grande reabertura no parque da Universal

O passeio no parque da Universal Studios, foi reaberto para visitas em Los Angeles nesta quinta-feira, 18. O conjunto conhecido como “Courthouse Square”, a Praça do Tribunal do filme Back to the future foi totalmente restaurado após o incêncio no ano passado.



Atores retratando os personagens como o professor Aloprado e Doc Brown dão as boas vindas ao novo bonde do passeio da Universal.

Esta é a primeira vez após incêncio que o público terá possibilidade de ver novamente o cenário do filme BTTF”, disse o presidente da Universal Studios, Larry Kurzweil durante a cerimônia.


Toda a parte destruída do cenário foi reconstruída nos mínimos detalhes, veja na foto acima o Cine Essex que em junho do ano passado fora totalmente consumido pelo fogo.


sábado, 13 de junho de 2009

Bolo Back to the Future


Great Scott!!! Este é um criativo bolo no formato da praça do filme Back to the Future! Acreditem se quiser, mas este é um bolo especialmente encomendado por um fã americano para o seu casamento. Isso mesmo, para o seu casamento.


O Feito por um designer em Atlanta (Caryn Nash), o bolo é detalhadíssimo, e em vez de uma cereja no topo, temos um belo Delorean pronto para viajar no tempo.

Veja mais imagens aqui

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Artigo - Doc Emmet Brown

DOUTOR EMMET LATHROP BROWN

Nascido em Hill Valley, em 1920, Dr. Brown é o cientista e inventor responsável pela criação do capacitor de fluxo, que possibilita viagens ao passado e futuro. Seu companheiro é o jovem Marty McFly e também, o fiel amigo e cobaia, o cachorro Einstein. Em uma de suas viagens, Dr. Brown conhece a bela professora Clara Clayton, com quem tem dois filhos, Júlio e Verne, batizados em homenagem ao autor que o inspirou a dedicar a vida à ciência e o aproximou de Clara.

O PERSONAGEM

O quarto improvisado na garagem já dá várias pistas sobre a personalidade do morador. Relógios-cuco dos mais diferentes materiais e cores possíveis rodam sincronizados enquanto geringonças preparam o café da manhã, até para o cão Einstein, nomeado em uma homenagem ao físico alemão e um dos grandes inspiradores do habitante da casa. A confusão de caixas e circuitos é o lar de Dr. Emmet L. Brown.

As roupas excêntricas, como os robes laranja ou estampados que saem de casa e ocupam a rua sem problemas, e os olhos sempre vidrados, enérgicos, refletores de uma mente fértil e incansável fazem dele um tipo bem estranho. O cabelo arrepiado e os gestos amplos dão o toque final do estereótipo do cientista maluco e fazem com que grande parte da cidade o veja como estranho e solitário. “Dr. Brown anda como se conduzisse a orquestra do mundo” (por Bob Gale).

Dr. Brown tem o pensamento lógico e racional predominantes, próprios de quem credita aos fatos científicos a verdade de tudo. A obsessão pelos relógios e pelo tempo são algumas provas de como seu pensamento se organiza de forma matemática. Apesar de todas as peculiaridades, tem um alto poder de observação e compreensão das interações sociais e uma personalidade sensível que valoriza amizades acima de tudo, até mesmo da ciência. A sua relação com o adolescente Marty McFly é de compreensão e preocupação mútua e vai se fortalecendo devido aos percalços que a dupla passa. O jeitão de alienado esconde um belo coração.


Até constituir família com Clara, ele é mesmo um quase-solitário e Marty e Einstein cumprem a função de família. Quanto às origens, pouco se pode afirmar sobre os ancestrais do cientista. Sabe-se que os primeiros parentes eram possivelmente originários do Império Austro-Húngaro, tendo o sobrenome de Von Brauns modificado para Browns em decorrência da Primeira Guerra Mundial. Eles chegaram a Hill Valley por volta de 1908.

Talvez dos ancestrais tenha se originado o seu bordão “Great Scott!”, na tradução “Santo Deus!”. Na verdade, não há um consenso sobre a origem da expressão, mas uma das teorias é de que imigrantes alemães, da Baviera ou Áustria, costumavam usar a saudação “Grüß Gott” que foi sendo traduzida para “Great Scott” mesmo que o som não lembre nem um pouco a sua raiz.

Segundo afirmação do etimologista John Ciardi, o Príncipe alemão Albert de Saxe-Coburgo Gotha usava muito essa expressão e, na tentativa de imitá-lo foi surgindo essa tradução bizarra. Essa teoria foi refutada pelo próprio autor em 1985, ano de lançamento do primeiro filme da trilogia Back to the Future. Outra possibilidade é de que a expressão seja americana, surgida pela época da Guerra Civil, em que o General Winfield Scott (1786-1866) do exército dos EUA foi descrito em revistas da época e em diários de soldados como o Grande Scott, em alusão ao seu peso. “Great Scott” aparece também nos gibis do Superman, e na série Heroes, dita, eventualmente, pelo personagem Hiro Nakamura em referência ao Dr. Brown. Ou seja, Dr. Brown usa “Great Scott” porque aprendeu com os pais, na rua, ou é um fã de quadrinhos mesmo, como todo bom nerd.

Em 1920, nasce o bebe Emmet. O menino conhece, 11 anos depois, as obras do escritor francês Júlio Verne. Considerado o pai da ficção científica, Verne foi visionário ao prever viagens à Lua e máquinas como o submarino. Começa aí sua fascinação pela ciência, e inspirado por Viagem ao Centro da Terra (1864), o pequeno Emmet tenta executar uma viagem ao centro da Terra de verdade. Não é difícil presumir que muitas outras experiências foram tentadas pelo pequeno cientista. Se criança já é curiosa, imagina um leitor de Júlio Verne?

A vida de Emmet nos anos que se seguem foi, provavelmente, ligada à ciência. Há algumas especulações sobre em que ele trabalhou. É possível que tenha trabalhado no Projeto Manhattan (que desenvolveu a primeira bomba atómica), nos anos 40, e/ou na Universidade da Califórnia e/ou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, como professor de física.

Década de 50 – Uma Grande Ideia e um Garoto do Futuro

Ainda vivendo na mansão da família, na Riverside Drive, com o seu cachorro na época, Copérnico, Dr. Brown, em uma corriqueira ida ao banheiro, caiu no chão escorregadio e bateu a cabeça, tendo a ideia que revolucionará sua vida: o capacitor de fluxo, um instrumento que permite viagens no tempo. A data: 5 de novembro de 1955.

O que parecia mais uma idéia de um cientista com um fraco por invenções impossíveis, como o Analisador de Ondas Cerebrais, que permitia a leitura de pensamentos, tomou forma quando, nesse mesmo dia, Dr. Brown foi surpreendido por um garoto dizendo se chamar Marty McFly e vir do futuro. Ele teve certa dificuldade para acreditar, pois os fatos estão acima de tudo, segundo seu pensamento cientifico. Acabou cedendo, pois Marty dizia ser seu amigo e tinha algumas provas de que já o conhecia. Dr. Brown passou então a bolar um plano para levá-lo de volta para o futuro e alertou o garoto para que ele não interfira no passado, ou o futuro pode mudar drasticamente. Esquecendo dos conselhos do cientista, Marty salvou o pai de um atropelamento, fazendo com que sua mãe não o conhecesse e eles não se apaixonassem. Dr. Brown assumiu o papel de conselheiro e, enquanto planejava a volta de Marty, o ajudava a consertar a linha temporal para que ele não desaparecesse.

Antes de partir, Marty tentou alertar Dr. Brown sobre algo importante de seu futuro, mas ele se recusou e rasgou a carta que Marty havia colocado em seu bolso, pois sempre afirmava que não se pode saber muito sobre o seu próprio futuro. Ignorando seus códigos e confiando no amigo, um tempo depois, Dr. Brown colou os pedacinhos e ficou sabendo que morreria atacado por líbios, no mesmo dia em que Marty saiu de 1985, e se salvou usando uma proteção contra os tiros. O DeLorean partiu e o plano de enviar Marty de volta para o futuro foi um sucesso. A sua excitação por ter feito uma invenção que funciona realmente foi interrompida quando Marty apareceu correndo e pedindo ajuda, pois estava preso no passado. Dr. Brown não acreditou e desmaiou.

Como se não bastasse todas as novidades do dia anterior, Dr. Brown acorda com o garoto querendo lhe contar uma história e mostrando uma carta. Marty contou que o DeLorean com o Dr. Brown de 1985 foi atingido por um raio, enviando o cientista para o Velho Oeste, e que na carta, ele pedia para Marty pedir a ajuda de sua versão mais nova e encontrar o DeLorean que estava em uma mina, perto de um cemitério. Enquanto o Dr. Brown de 1955 procurava pela máquina, Marty vê o túmulo do amigo e o alerta. Se Marty não conseguir impedir que Dr. Brown se salve, sua existência seria apagada.

Década de 80 – O DeLorean Alça Voo

Mais de 30 anos se passaram desde o escorregão de Dr. Brown no banheiro até a primeira viagem do DeLorean. Quase toda herança de família foi empreendida no projeto e um incêndio anos antes obrigou Dr. Brown a morar na garagem do casarão. O nome da rua também foi modificado, passando a se chamar John F Kennedy Drive, no número 1646, em homenagem ao presidente, uma troca muito comum na época.

Com o projeto da máquina do tempo quase pronto, Dr. Brown precisava de um combustível específico: plutónio. Para consegui-lo, prometeu a um grupo de terroristas líbios que construiria uma bomba e que um dos componentes era plutónio. Corajosamente, sem nenhum arrependimento futuro, Dr. Brown roubou o plutónio dos terroristas e lhes entregou “uma brilhante bomba preenchida com peças usadas de pinball!” (por Robert Zemeckis).

Depois de testar o DeLorean com o cachorro Einstein e a experiência ser um sucesso, Dr. Brown fica eufórico, grita histericamente, e não é para menos. Dr. Brown realizou o sonho de muitos cientistas que, inclusive, são seus inspiradores. Nem Júlio Verne conseguiria descrever uma máquina assim e H.G. Wells tentou, mas quem deu vida à tão sonhada máquina do tempo foi ele. Os olhos arregalaram mais do que o comum quando mostrou para Marty o painel de datas e todas as possibilidades que eles teriam para viajar.

Mesmo detentor do grande poder de mudar o curso da história, Dr. Brown não usou a máquina do tempo para enriquecer, como o desprezível Biff fez, a sua vontade é poder compreender a humanidade e entender como se deu seu progresso. Por isso, a máquina do tempo é importante para ele, que sempre frisa a necessidade de não se alterar o passado e nem saber muito sobre o futuro. Seu bom caráter e a sua honestidade acabam se confundindo com ingenuidade. Seus únicos vícios são a ciência e os amigos, o que não o isenta de passar por situações perigosas.

Em 2015 – “Rodas?”

Depois de deixar Marty em casa, Dr. Brown resolve conhecer a maravilhas do futuro e programa o DeLorean para 2015. Mostrando-se vaidoso, uma de suas providências no futuro foi uma repaginação total, em que ganhou uma aparência mais jovem e uns 30 anos a mais de expectativa de vida. No futuro, também repaginou o DeLorean que passou a ser ambientalmente correto e usa a energia do lixo comum como combustível. Sem esquecer os amigos, ao saber que algo terrível aconteceria com o filho de Marty no futuro, Dr. Brown volta para 1985 para alertar o garoto.

Sem pensar se alguém os veria, Dr. Brown colocou Marty e a sua namorada Jennifer no carro e retornou ao futuro. O cientista sentiu-se muito responsável pela máquina do tempo e pelo futuro dos que serão modificados por ela. Prometeu a si mesmo que destruiria o DeLorean assim que voltasse com Marty para 85.

O vilanesco Biff rouba um almanaque de esportes que poderia torná-lo rico e, usando o DeLorean sem o consentimento de Dr. Brown, entrega para ele mesmo no ano de 1955, fazendo com que a história sofra uma nova alteração, em que o cientista será internado em um manicómio, sob a acusação de insanidade. Uma versão não oficial da história defende que o Biff jovem foi alertado sobre a possível intromissão de Dr. Brown nos seus negócios e, usando de seu prestigio, teria ordenado que prendessem o cientista no manicômio.

Para reparar essa terrível história, Dr. Brown e Marty voltam para 55 e o Doutor faz alguns reparos no circuito do DeLorean. Acaba encontrando com ele mesmo na Torre do Relógio, fazendo as preparações para a partida de Marty na sua primeira visita a 55. Claro que o Dr. Brown do futuro escondeu-se para que a sua outra versão não o reconhecesse, pois acreditava que poderia promover um paradoxo temporal com o encontro. Vale lembrar que Dr. Brown não se acovardou perante o trabalho físico mais pesado, pois montou toda a estrutura para captar o raio e consertou o DeLorean várias vezes.

Quando tudo estava resolvido, com o Manual recuperado e o DeLorean reparado, era hora de voltar para casa, mas Marty não conseguiu embarcar a tempo, pois o carro e seu passageiro, Dr.Brown, desapareceram depois de serem atingidos por um raio. Sem esperanças de que seu amigo tivesse sobrevivido, Marty ficou comovido. Dr. Brown, sabiamente, enviou uma carta para o amigo que o tranquilizou e instruiu para que procurasse o seu eu de 1955 para ajudá-lo a voltar para casa.

No Velho Oeste – O Doutor Sabe Dançar

Com a idade, Dr. Brown ganhou experiência, foco e seriedade, sem perder suas características essenciais. No entanto, a maior mudança foi sua viagem acidental para o Velho Oeste, sua época histórica favorita. Lá, ele enfrentou o valentão Tannen sem pestanejar, foi sociável com os vizinhos, não era mais visto como o cientista louco, e principalmente, apaixonou-se. Para quem acreditava não haver racionalidade cientifica no conceito de amor à primeira vista, conhecer Clara foi uma violação a todas as leis da física.

A delicada professora despertou o lado príncipe de Dr. Brown, que sem pestanejar, a salvou de cair no precipício em que ela morreria, alterando o continuo espaço-tempo. No Velho Oeste, Dr. Brown mostrou seu lado mais divertido, quase um pé-de-valsa conduzindo a bela Clara na festa da cidade, como perfeito cavalheiro, romântico e gentil. O amor à primeira vista foi correspondido, sem que ela pestanejasse. O par romântico compartilhava o mesmo gosto pela ciência, pelas estrelas e por Júlio Verne.

Dividido entre a razão (pois precisava ir embora com Marty) e a emoção de viver com seu grande amor, Dr. Brown cedeu à emoção e, talvez, pela primeira vez tenha entendido que o futuro não está escrito, é construído de acordo com nossas escolhas e que é preciso viver de acordo com o seu coração, que é o verdadeiro pai da ciência. Dr. Brown talvez não tenha descoberto só a máquina do tempo, mas, sim, a máquina humana, a qual havia dedicado grande parte da vida tentando entender.

Fonte: Cinema com Rapadura

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Novo DeLorean Concept


Vindo diretamente do futuro, esse é o DMC Concept. Criado pelo designer alemão Robert Engelman. Este projeto, na minha opinião é uma das melhores releituras no nosso amado DMC-12, mas infelizmente trata-se apenas de um estudo. Note o detalhe ao lado, é a chave dessa grande máquina.


Veja mais trabalhos de Engelman aqui.

domingo, 7 de junho de 2009

BTTFPT agora também no twitter

Nosso blog acaba de cadastrar-se no twitter, uma rede social gratuita de mensagens curtas no melhor estilo SMS. Lá além de abrir um canal direto com o BTTFPT, o leitor ficará por dentro de todas as novidades do site e poderão ler seções exclusivas como "A frase do dia" e "A imagem do dia".
Para juntar-se a nós, clique aqui, faça seu login (quem não tiver, basta cadastrar-se em "Join Today") e depois aperte a tecla "Follow" logo abaixo do logotipo do BTTFPT.

Assim poderá receber as mensagens pelo celular, e-mail, programas de mensagens intantâneas ou até pelo próprio site do twitter. Você é quem escolhe.

BTTFPT e você : Twitando no passado, presente e futuro!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tecnologias que estamos cansados de esperar - Top 10


O site PC Authority acaba de publicar uma lista com as 10 tecnologias mais esperadas e amadas do cinema.


10º lugar – Carros voadores (Blade Runner, BTTF);

9º lugar – Realidade virtual (O Sobrevivente);

8º lugar – Medicina regenerativa avançada (Star Wars);

7º lugar – Andróides (Blade Runner, Terminator, Aliens);

6º lugar – Inteligência Artificial ( Terminator, 2001, A.I);

5ºlugar – Armas Laser (Star Wars, Star Trek);

4º lugar – Clonagem de espécies extintas (Jurassic Park);

3º lugar - Teletransporte (Star Trek, Jumper);

2º lugar – Colonização de planetas (Star Wars, Star Treck, Planeta Vermelho, O Vingador do Futuro);

E em primeiríssimo lugar: HoverBoards

Quem nunca quis ter um desses? Essa deve ser a tecnologia mais esperada de todos os tempos. Claro que carros voadores, teletransporte e andróides são legais – mas o HoverBoard é um dos ícones mais valorizados na cultura Geek.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Chris Lloyd regressa como cientista

O canal americano NBC, traz Christhoper Lloyd novamente como um cientista em sua nova minissérie “Meteoro”. Desta vez Lloyd encarna Dr. Lehman um astrofísico que descobre um enorme meteoro em órbita de colisão com nosso planeta.

A nova minissérie de 4 horas vai ao ar em dois capítulos, nos dias 12 e 19 de julho.

terça-feira, 2 de junho de 2009

DeLorean original sucateado

Enquanto os produtores do MTV Movie Awards , Akshay Bhansali e Tim Kash, estavam realizando filmagens na Universal Studios , encontraram um, dos vários DeLoreans utilizados na trilogia.

Tim Kash – “Dentre as várias sucatas de automóveis que estavam no pátio da Universal, encontramos um dos Deloreans que foram utilizados originalmente em BTTF. Olhando mais de perto, notamos que várias peças do exterior estavam ausentes. Os painéis de aço até estavam em boa forma embora estivessem sob uma espessa camada de poeira. Esta por sinal está ali há anos. O interior está bem prejudicado, devido a grande exposição solar, mas o capacitor de fluxo e os circuitos do tempo ainda estão presentes.”

Nota para quem administra a Universal: Por favor, salvem este DeLorean!

fonte: MTV newsroom

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...